Pesquisar este blog

eles estao on!!!

visitas no blog

Seguidores

Club Cooee

FeedBurner FeedCount

quarta-feira, 5 de maio de 2010

legiao a banda q fez e faz historia (é bom relembrar) só quem curte!!!!


O grupo Legião Urbana foi formado em Brasília em 1983. A última formação era: Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Russo.

A Legião Urbana surgiu após a separação do grupo punk Aborto Elétrico formado por Renato Russo em 1978. Do Aborto, fizeram parte Fê Lemos (Capital Inicial), André Pretórius e Flávio Lemos (Capital Inicial). Fê Lemos e Flávio Lemos hoje tocam no Capital Inicial, e André Pretorius abandonou o Aborto pra servir o exército na África do Sul, e posteriormente morreu de overdose nos EUA.

A primeira formação da Legião era: Renato Russo (baixo, vocais), Marcelo Bonfá (bateria), Eduardo Paraná (guitarra) e Paulo Paulista (teclados). Em meados de 1983, saíram Eduardo Paraná e Paulo Paulista. Ico Ouro Preto assumiu a guitarra por um certo tempo e foi substituído por Dado Villa-Lobos (Abril de 83). Ico Ouro Preto (que é irmão do Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial) abandonou a carreira de músico para tornar-se fotógrafo e hoje em dia vive e trabalha na França

As letras de Renato continham a rebeldia, a busca de verdades, a dúvida e a indignação, recheadas de contradições com as quais muitas pessoas se identificam.

A Legião tornou-se conhecida quando começou a tocar fora de Brasília participando de shows como os do Circo Voador no Rio de Janeiro. Suas primeiras canções eram, em sua grande parte, herdadas do Aborto, tais como: Que País é Este (que virtualmente abria todas as apresentações do grupo), Conexão Amazônica, Geração Coca-Cola, Ainda é Cedo, Química, etc.

Em 1984, entra Renato Rocha no baixo e o grupo. Apadrinhado pelos também brasilienses Paralamas do Sucesso, assina com a gravadora EMI ODEON. Sai o primeiro LP Legião Urbana. Desde então, a banda começou a emplacar sucessos como Será, Ainda É Cedo, Geração Coca-Cola e Soldados.

Em 1985 começavam os esboços do álbum "DOIS" que era para se chamar "Mitologia e Intuição" e ser um álbum duplo. Mas a gravadora EMI-ODEON não quis e saiu um simples mesmo. A Legião nesse tempo já tinha seu espaço reservado no Rock Nacional. Seus shows eram famosos pela postura considerada messiânica de Renato e por um comportamento totalmente anti-pop. Não abriam shows para ninguém e não permitiam baderna de espécie alguma durante os seus shows.

Após o álbum "DOIS", a Legião quase terminou. Passada a fase mais difícil, iniciaram a gravação do álbum Que País É Este ("Mais Do Mesmo" era o título provisório) utilizando o material que era para ter entrado no que seria o Mitologia e Intuição, mas acabou sendo mesmo um disco com várias músicas antigas, a maioria da época do Aborto Elétrico (Que País É Este, Conexão Amazônica, Tédio, Química) e outras do ínicio da Legião, apenas Mais do Mesmo e Angra dos Reis eram novas. Esse álbum rendeu a eles a consolidação da banda no Rock Nacional mas também trouxe a banda complicações como o tumulto no show em Brasília em junho de 1988.

Em 1988, no final da turnê do terceiro LP Que País é Este, sai Renato Rocha. Russo e Dado revezam-se no baixo na gravação do LP "As Quatro Estações". Este álbum iniciou uma nova fase para a banda. Deixada de lado a fúria do disco anterior, este álbum era mais ligado à assuntos espirituais e sentimentais, falando de temas como a Aids (Feedback Song for a Dying Friend) e Homossexualismo (Meninos e Meninas) mas sem deixar a crítica de lado como em 1965 (Duas Tribos). Segundo Renato, este álbum é fundamentalmente sobre sexo.

Foi o álbum mais vendido depois do "DOIS". O fato surpreendeu o grupo já que nenhuma das músicas tinha qualquer característica pop.



Em 1991 sai o álbum "V" com uma temática mais pessimista e temas como drogas (A Montanha Mágica) e a situação difícil das pessoas no Brasil (O Teatro dos Vampiros). Destaque nesse álbum para a música "Metal Contra As Nuvens". A turnê desse álbum foi interrompida em setembro de 1992 por complicações de saúde de Russo. Após um show nessa mesma época, Dado achou que jamais subiria novamente num palco ao lado do Renato e do Bonfá.

Em 1992, o grupo lança o Música Para Acampamentos. Uma coletânea do trabalho ao vivo deles em shows e especiais de rádio e TV.

Em dezembro de 1993, é lançado o álbum O Descobrimento do Brasil. Com esse álbum, eles buscavam mais a esperança, embora todas as músicas falassem sobre despedida. As letras mostram um Renato "refeito" pois, nessa época, ele já tinha iniciado seu tratamento contra a dependência química.

Em 21 de setembro de 1996, sai o último álbum da banda "A Tempestade (Ou O Livro Dos Dias)".

Após 3 anos sem gravar, o álbum era mais do que esperado. A música de trabalho "A Via Láctea", veiculada nas rádios à partir de 29 de agosto, traçava uma idéia de como seria o álbum.

No início de 1996, Renato Russo adoece e entra em crise depressiva profunda. Os trabalhos de gravação do disco foram interrompidas várias vezes e duraram cerca de 6 meses.

Neste trabalho, não aparecem agradecimentos, nem a frase em latim presente em quase todos os álbuns "URBANA LEGIO OMNIA VINCIT" (Legião Urbana vence todas as coisas). Renato recusou se a tirar fotos para este álbum e fez dele uma carta de despedida aos fãs. Após as gravações, em junho de 96, Renato se isola em seu apartamento muito abalado fisicamente por causa de uma forte pneumonia. Renato era soropositivo desde 1989. Em 11 de outubro de 1996, a AIDS leva mais um grande poeta dos anos 80. Renato vem a falecer em decorrência desta doença.

O fim da Legião Urbana é então anunciado dia 22 de outubro pelos parceiros Dado e Marcelo acompanhados do empresário da banda, Rafael Borges.

E finalmente, em 18 de julho de 1997, sai o álbum "Uma Outra Estação". Este album contem as cancoes remanecentes do trabalho anterior. O projeto original sugerido pelo Renato era de que o "A Tempestade" fosse um album duplo. As circunstancias inviabilizaram o projeto dando origem a um album simples. .

O material para este álbum não estava totalmente finalizado. Dado, Bonfá, Carlos Trilha (tecladista) e Tom Capone (guitarra) concluiram os trabalhos dando origem a este álbum com todas as canções ainda com os vocais de Renato, a excessão de "Sagrado Coração" que mesmo tendo a letra no encarte, não tem os vocais de Renato.

Em março de 1998, a EMI lança "Mais Do Mesmo" - uma coletânea dos grandes sucessos da Legião - contra a vontade de Dado e Bonfá, que mesmo cedendo as pressões da gravadora, colocaram uma cláusula no contrato dizendo que o disco ficaria no mercado durante um ano e depois sairia de catálogo.

Em Outubro de 1999, finalmente lançariam o Acústico da MTV em CD e em VHS, gravado em 1992, mas nunca mostrado na íntegra, a versão que a MTV mostrou era editada com apenas 30 minutos, e poucas músicas deste acústico entraram no "Música P/ Acampamentos". Finalmente os fãs podem ver o acústico com 14 músicas, ainda não é o completo que tem 19, mas já está muito bom.

Os discos da Legião foram definidos por Arthur Dapieve - no encarte de Mais do Mesmo - da seguinte maneira: o politizado Legião Urbana, o amoroso Dois, o irado Que País É Este, o religioso As Quatro Estações, o sombrio V, o reflexivo O Descobrimento do Brasil, o deprimido A Tempestade e o redentor Uma Outra Estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

selos q ganhei!!!! valeu gente!!! e outros interessantes!!!

liga das gurias Blogs

filmes e livros

  • A cabana
  • livro descanse em paz meu amor
  • crepusculo

todos meus posts!!